Em Portugal o Natal é a festa familiar mais festejada. Semanas antes decoram-se as casas com pinheiros cheios de luzes, grinaldas e enfeites suspensos, para fazer lembrar a data que se aproxima.
O presépio é indispensável e é mesmo o mais tradicional do Natal Português: enormes presépios com musgo e pedras, e onde além das figuras centrais, Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus, ocupam o seu lugar pastores, rebanhos, e, claro, os Reis Magos.
No dia 24 Dezembro, véspera de Natal, à noite, em certas partes do país (especialmente no norte) tem lugar a ceia de Natal (chamada de consoada), onde é servido o bacalhau cozido e a doçaria cerimonial (rabanadas, sonhos, mexidos, etc.). Ainda no dia 24, no final da ceia, há a missa do galo à meia-noite, embora atualmente esta missa esteja a cair em desuso.
No próprio dia 25, há um jantar melhorado com carnes diversas, em algumas zonas do país no almoço do dia 25 é servida a tradicional roupa-velha, feita com os restos da consoada do dia anterior.
Um costume já quase esquecido é o de durante a ceia do dia 24 evocar-se os mortos, com o seu lugar à mesa, fazendo-se uma duplicação da ceia para eles numa outra sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário